Biografia de Lizha James
Biografia de Lizha James
Lizha James
Elisa Lisete James Humbane, mais conhecida por Lizha James, nasceu em Maputo, cidade capital de Moçambique, isto no dia 12 de dezembro, 1982 é uma cantora moçambicana de sucesso. No incio da sua carreira, o seu estilo de música incluía uma mistura de ritmos como Marrabenta, Ragga, R&B e Hip hop.
Início da vida e carreira
Filha de Jaime James Humbane e Fernanda Madalena, ela começou a cantar, como parte da Igreja Metodista, Igreja Metodista Unida. De acordo com o pai dela, Elisa é o nome da tia dela que costumava cantar tão bem. De acordo com sua mãe, Lizha nunca foi uma garota problemática, sempre voltadas para estudos e a religião. No entanto, aos 14 anos o seu gosto musical mudou completamente, quando Elisa incorporou o grupo Electro Base ao estilo de house music. No entanto a sua carreira ganha um impulso apenas quando ela começou a performar solo, lançando seu primeiro álbum em 2000 – “Watching You”. Dois anos depois, ela começou a trabalhar como modelo de impressão para empresas como Coca Cola, Sabco; Mcel; King Pie, etc.
Rainha do Ragga
Em 2005, Lizha lança seu segundo álbum um grande sucesso – Rainha do Ragga – que inclui sucessos como “4 all ya”. Em 2006, com o clip de vídeo para esta canção Lizha é premiada com o Melhor Vídeo Feminino no Channel O Music Video Awards. Ela foi indicada em seis categorias.
Sentimentos de Mulher
Este é o terceiro álbum lançado pela Lizha James e possui mais crescimento musical com uma mistura de misturas de Marrabenta e Raga. Singles mais populares do álbum incluem canções como “Lutas Entre Famílias” e “Aniguiri” que apresentam brilhante mistura de diferentes gêneros de música, portanto, definem gênero de música moçambicana popular. Em 2007, ela é novamente premiada com o Channel O Music Video Awards de Melhor Vídeo na categoria R&B, e Afro Music Channel Grammy de melhor música com a canção “Nuna wa Mina” (“Meu marido”). Em 2008 ela é novamente premiada com o Prêmio Channel O Music Video Awards para Melhor vídeo feminino, para a canção “Nita Mukuma Kwini” (“Aonde vamos?”).Du
rante este período, Lizha fez diversas parcerias com cantores como Sul Africano Mandoza, Loyiso e Kabelo. Em 2009, ela foi premiada com o Melhor Artista da África Austral para a música “Estilo xakhale”. A canção foi uma colaboração com artistas Sul-Africanos Loyiso e Kabelo.
Em 2010, ela gravou uma música com a cantora brasileira, Alcione “És Meu” para a parte II do seu álbum de Sentimentos de Mulher. Para o mesmo álbum, ela gravou sua versão para o aclamado música moçambicana “Totte”, remixagem dos sons de jazz com Jimmy Dludlu.
Bang Entretenimento
Bang Entretenimento é a empresa de entretenimento e etiqueta fundada por seu namorado bang, que promove músicas moçambicanas e ajuda a organizar eventos no país. O rótulo usado para ter muitos dos mais famosos artistas moçambicanos como, Valdomiro Jose, Dama do Bling, Ziqo, Denny OG e Marlene. Juntamente com Lizha realizara, uma série diversas músicas como “Amigo é quem ajuda” e “Sekelekane”.
Casamento e acontecimentos
Em 2010, Lizha James finalmente ficou noiva e se casou com seu namorado de longo prazo e produtor musical – Bang. Seu casamento contou com a presença de famosos artistas africanos, como Anselmo Ralph, Gilberto Mendes, entre outros. Seu vestido de noiva foi desenhado pelo estilista moçambicano Taibo. Após este, Lizha deu à luz a uma menina. Durante o tempo de gravidez Lizha reduziu suas aparições, porém ela continuou ativa no mundo da música.
Em 2011, Lizha lança “Nandi We”, uma canção produzida pelo músico, produtor e compositor Sslowli que falava sobre a violência doméstica, e no mesmo ano, “Stop Trafico”, financiado pela Embaixada dos EUA em Moçambique e fala sobre o tráfego de crianças e dá a conscientização das pessoas sobre este problema real em Moçambique, bem como em todo o mundo. Algumas pessoas, porém, acharam o vídeo muito pesado.
Prêmios e indicações
2005 – Prémio TVZINE para melhor cantora
2006 – Melhor Video Africano – 4 all ya (Channel O Grammy Award)
2007 – Melhor Video de R&B; – Nuna Wa Mina (Channel O Grammy Award) e Melhor Música Africana (Afro Music Channel Awards)
2008 – Melhor Video Melhor Vídeo Feminino – Nita Mukuma Kwini (Channel O Grammy Award)
2009 – Melhor Artista da África Austral – Xtilo Xakhale (Channel O Grammy Award)
Sem comentários